Publicado por: Laura Conchacha | 24/02/2010

Como eu vi o Carnaval!

Bom, todos nos somos diferentes! Mas para mim o Carnaval, e algo de especial e que nos caracteriza muito! E preciso ser vivido na sua plenitude! E preciso estar bem presente para se sentir o quanto louco ele e! E preciso deixar-nos levar na onda de envolvencia, em que ele nos envolve para assim podermos ser Felizes durante os dias em que ele dura!
No sao Braz la se continua a viver, mais ou menos, a sua tradicao, o tempo tambem nao ajudou, mas sempre se rumou ate la com as morcelas, chouricas, etc. E assim podemos dar inicio ao tao desejado Carnaval, que nesse dia comeca oficialmente para nos Nazarenos! La se comeu, se dancou e tivemos a tao desejada presenca dos nossos Reis!
Bom, depois foram so mais tres dias e o dia dos Bicicletas e das Trotinetas chegou, e simplesmente um dia de alegria contagiante, falo por mim que faco parte das Trotinetas, nao sei bem porque, mas gosto imenso desse dia! Talvez porque ali ha a participacao conjunta de todos os grupos de Carnaval, numa uniao especial e que nos faz ter orgulho de pertencer a tao grande grupo que ja e composto por quase 250 mulheres, talvez tambem porque a loucura comeca, e e ver aquele mulherio todo a rebentar de alegria! Depois de tao grande dia tudo termina com a entrada das trotinetas no Casino, ate parece que um rancho ou cegada se vai exibir, mas e engrancado, e entao este ano com as nossa cabeleiras cor-de-laranja e os fatos verdes o colorido devia estar fantastico, e ali acaba um dia que ao fim ao cabo, ja vivemos a espera dele um ano inteiro!
E passado uma semana, e que chega o Sabado de Carnaval, para mim e para o meu grupinho, comeca a loucura, o mesmo acontece com muitos mais, e entao foi ver os Restaurantes, os Bares e a Praca Sousa Oliveira comecarem a encher com mascarados, folioes, enfim gente que gosta do Carnaval, e que comecam a viver os dias da loucura. E entao e oficial, ja comecou, e ver quem mais pode aproveitar cada minuto que passa, as vezes da vontade e que nos podesse-mos dividir em dois ou tres para assim aproveitar um pouco de tudo o que a partir dessa noite se desenrola nesta Terra! E a vontade de estar em todo o lado, ora num bar ora numa sala de baile! Porque se a tradicao e para manter, estar no Carnaval da Nazare tem que ter passagem obrigatoria por uma sala de baile! A tradicao nao pode morrer, e importante manter o que e tao nosso! E o que ao fim ao cabo nos e tao familiar!
E e que chegou o Domingo, dia grande das Bandas Infernais, e ate parece que cada vez sao mais e com mais gente! Este ano, foi um pouco diferente, mas apesar de muita gente nao ter gostado, ate acho que foi engracado, e foi ver muito pessoal a ir a pe pela ladeira do Sitio, eu tambem fui e apesar do cansaco logo pela manha acabou por ser uma coisa diferente, e aos anos que eu ja nao subia a ladeira do Sitio! E ao chegar ao terreiro, ai estavam Suas Altezas Reais, ja toda a gente sabe quem eram mas aqui fica mais uma vez, Polcinia Ova e Antonio Lopes! A alegria deles era contagiante, os dois irradiavam simpatia, podia-se ver que estavam felizes por estarem a viver tao grande experiencia, e era ve-los no meio do pessoal das bandas, pois tambem eles fazem parte de Bandas Infernais! E la foram rumo a Pederneira e depois Marginal, para o desfile, e mais um dia se tinha passado so nos restava a diversao no Baile, e sim houve muita!
Continua.

Anúncios

Responses

  1. No beijinho da ” Caravela ” senti a felicidade do teu Carnaval.

    Felicidades.

    TiJul

  2. Não têm vídeos de cegadas de 2010 que coloquem online?

  3. Pois é, Laura…agora só pr’ó ano é que há mais!
    E que seja sempre melhor. Sempre mais e mais.
    Precisamos de alegria para viver. Precisamos de nos sentir embriagados de um deixa andar, para enfrentar as adversidades que durante o resto do ano muitas vezes nos batem á porta.
    O Carnaval.
    O Nosso Carnaval, é a busca da alegria que existe em nós.
    Não deixamos que a alma se definhe em lágrimas de saudade, nos carregos a que o dia-a-dia nos obriga, no corre-corre para que somos empurrados e nos empurra-mos na esperança de dias melhores, na realização de sonhos e projectos.
    Ou vice-versa.
    Temos o resto do ano para dar voltas á cabeça e ás contas, para não ter a vida ás voltas.
    Temos o resto do ano para pedir boas marés.
    Temos o resto do ano para calcorrear quilómetros em direcção ao emprego fora que cá não há.
    Temos o resto do ano para trabalhar no acolhimento a turistas.

    Por isso mesmo…temos estes dias em que inventamos exclusivamente para a nossa terra.
    Em que exclusivamente queremos ouvir as vozes da nossa terra. Em que únicamente queremos partilhar alegria com os da nossa terra.
    Porque no resto do ano…no resto do ano somos e levamos com o mundo e ele é tão grande…

    Embora o meu comentário vá já longo (peço desculpas por isso) faço ainda uma referência ás salas de baile que tu (e muito bem) trouxeste ao teu Post.

    As salas de baile não são só espaços com uma ou duas bandas que cobram dinheiro á entrada.
    As salas de baile pertencem a Associações da nossa terra, cujas Direcções trabalham gratuitamente durante todo o ano em prol do nosso desenvolvimento cultural e desportivo.
    Não têm cariz comercial como é o caso dos bares.
    Os únicos beneficiários do dinheiro que as salas de baile lucram no Carnaval, somos nós próprios; Os nazarenos.
    É com esse dinheiro que se ajudam as associações a manter o nosso Lindo Folclore, a promover debates e exposições, concertos musicais, actividades desportivas e por aí fora.

    Talvez seja culpa nossa não sabermos passar essa mensagem aos mais novos…
    Por mim, todas as salas de baile do nosso concelho estariam a abarrotar de gente.
    Não só por ser tradição, mas também porque precisamos das associações que as gerem para continuar a espalhar o nome da Nazaré por todo o lado mostrando as nossas tradições, engrandecendo a nossa cultura e trazendo até nós a cultura dos outros.

    • Poie e Fatima tudo tem um fim, mas enquanto dura tem de se aproveitar. Agora teremos de esperar um pouco mais de um ano. Obrigado pelos teus comentarios, sao sempre bem vindos.


Categorias

%d bloggers like this: