Publicado por: Laura Conchacha | 03/01/2010

Momentos Unicos!

Hoje e como todos os sabados, sempre que me e possivel, ouvi o programa “Calendario” do meu querido amigo Tonho Henriques! entao nao queria passar a ocasiao sem o felicitar! Mas hoje, porque o programa foi deveras interessante e como tinha aqui falado no meu primeiro post, quando disse que achava que havia de haver um programa na Radio em que emigrantes e ex-emigrantes Nazarenos fossem fazer o seu relato de vida em terras estrangeiras. Entao foi lindo ver hoje o Sergio do Talho, um emigrante Nazareno em Toronto, Canada, a explicar o porque, o como e para que emigrou!
Parabens aos dois, ao Tonho Henriques e ao Sergio, pela excelentes duas horas de conversa que nos proporcionaram! Estava tao boa a conversa entre eles dois, que eu nem quis telefonar para dar os parabens e assim interromper, mas aqui ficam os meus Parabens! Talvez atraves de conversas como estas, muitas pessoas compreendem que nao e o estar fora da terra que nos faz menos Nazarenos, antes pelo contrario! Eu ate que nao tenho razao de queixa, sempre que ai chego nao me sinto deslocada em nenhum sentido mas tambem nao me gosto de fazer passar por “emigrante” sou Nazarena e e so!
E assim mesmo, os Nazarenos estao longe mas sempre com o pensamento bem distante e tudo o que nos vai chegando dai dessa terrinha nos queremos assimilar tudo! Vamos passando a palavra uns aos outros do que aconteceu, do que vai acontecer e por ai fora. Porque a saudade, sim a saudade, e a palavra mais usada no nosso vocabulario. Muitas vezes, temos que saber sorrir para nao chorar, mas e dificil muito dificil!
Continua Tonho Henriques, cada vez me surpreendes mais e pela positiva. E que bom e ver aquelas excelentes entrevistas a figuras Nazarenas no blog “Deixada andar o Barco” do amigo Rui! Assim e que e, porque quem mostra o que tem e da o melhor a mais nao e obrigado! Continuem esse excelente trabalho, que aos poucos e poucos vai sendo visto nao so pelos Nazarenos mas por muitos outros Portugueses e nao so!
Ja agora nao quero acabar sem agradecer a Debora, colaboradora do programa “Calendario” pelo poema que leu. Nao conhecia e fiquei encantada e lavada em lagrimas! Obrigado por esse lindo momento! E que so ouvir o nome do meu querido avo para mim ja e o bastante e foi uma bela homenagem aos homens que infelizmente faleceram naquele penoso dia ha quase 44 anos! Parabens ao autor E a ti avo Tome da Bota, so posso dizer, tenho muitas saudades tuas!

Responses

  1. Parabéns Laura!
    Ao ler a sua crónica emocionei-me.
    Como é bonito ver/sentir esse sentimento tão forte ligado à terra e aos amigos/familiares!…
    De facto, o mundo é pequeno, e não há longe nem distância entre aqueles que se querem bem.
    Partilho esse sentimento de saúdade e de afecto tão grande, por si e por todos os Nazarenos, por quem tenho já um carinho muito especial.
    Tudo de bom para si e para a Nazaré. Que 2010 traga muita saúde, paz e prosperidade para todos os Nazarenos….
    Um forte abraço

    Maria Cristina Quartas

  2. É uma honra receber um comentario tão lindo sobre o meu programa, mais a mais vindo de ti.São palavras assim que me animam a continuar apesar de algumas dificuldades que são sempre inerentes.Estás aqui no nosso coração, amiguinha Laura e podes acreditar que para mim não estás longe.Estás pertinho muito pertinho pois estás mesmo encostadinha ao meu coração.Estimo-te como uma doce e querida irmã e tu sabes bem isso.A Nazare espera por ti e o Programa Calendario tambem pois este ano vais lá sentar-te na cadeira do confessionario, ok?


Categorias

